| Tweet |
Lancamentos
Lancamentos
Esse eo veiculo blindado de tramporte de pessoal que recebeu o nome de guerra de:
VBTP-MR Guarani
- Torre UT-30BR criada pela AEL SISTEMAS (canhão automático de 30mm) ou
- REMAX (Reparo de Metralhadora automatizada X) criado pelo Ares Aeroespacial e Defesa S.A. e CTEx (metralhadora de 12,7 mm (.50 pol)) ou
- Possivelmente um morteiro de 120 mm raiado, na versão porta-morteiros.
- Possivelmente um canhão de 105 mm, na versão de reconhecimento.
- Possivelmente um canhão de 120 mm, na versão caça-tanques
Em 1999 o Exército Brasileiro emitiu um pedido (ROB # 09/99) para uma nova família de veículos blindados de combate com capacidade anfíbia capaz de substituir os EE-9 cascavel e EE-11 ubut, desenvolvidos nos anos setenta. A principal característica desta nova família é o design modular, permitindo a incorporação de diferentes torres, armas, sensores e sistemas de comunicações para o mesmo carro, incluindo uma versão de comunicações, uma versão ambulância e versões diferentes de apoio de fogo, armados com morteiros de grosso calibre e sistemas de armas.
No dia 18 de dezembro de 2009, no Quartel-General do Exército, o General de Exército Fernando Sérgio Galvão, Chefe do Estado-Maior do Exército, e o Presidente da Iveco, Sr Marco Mazzu, assinaram o contrato de produção do Projeto Viatura Blindada de Transporte de Pessoal - Média de Rodas (VBTP-MR), que prevê a fabricação no Brasil de 2.044 unidades da VBTP-MR, em um período de 20 anos.
Além da IVECO (produção da viatura), estão envolvidas a ELBIT (sistema de armas) e a Usiminas e Villares (desenvolvimento do aço estrutural balístico nacional).
Em 2011 o protótipo do carro foi apresentado na LAAD (Latin American Aero & Defence), feira de Defesa, no Riocento, Rio de janeiro.
As primeiras unidades foram entreguem em 24 de março de 2014 à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, de Cascavel, no Estado do Paraná.3
Em setembro de 2014 foi entregue o veículo de número 100, ano que finalizou com 128 VBTP-MR Guarani entregues.